Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Workshop discute fomento à inovação no RS - Prêmio Finep

worksho inovacao rsO workshop “Apoio à Inovação no Rio Grande do Sul”, realizado na quarta-feira, 12/6, em Porto Alegre, contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre empresários, representantes de agências de fomento e instituições de pesquisa, além de autoridades estaduais. Os dois focos das discussões foram os mecanismos de apoio à inovação e casos de sucesso de empreendedorismo gaúcho. O evento foi uma iniciativa da FINEP – Agência Brasileira da Inovação – e do Sistema FIERGS, com participação da Endeavor, SEBRAE/RS, BADESUL, FAPERGS e TECNOPUC.

“Se, no início dos anos 1990, o tema inovação era algo árido, visionário, e que nem serviria para o Brasil, hoje a realidade demonstra que aquela ideia não corresponde mais à realidade”, afirmou, na abertura, Marcus Coester, diretor da FIERGS, representando o presidente, Heitor Müller. Segundo Coester, o que faz de fato a diferença nos países inovadores são “os ambientes educacionais e tecnológicos, com estratégias desenhadas para seu desenvolvimento. O ambiente no País é hoje muito mais favorável”, disse.

A secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Ghissia Hauser, detalhou as ferramentas de fomento à inovação que o estado põe à disposição das empresas. Entre elas, os editais anuais para apoio dos parques tecnológicos gaúchos, além de “um conjunto de atividades que ultrapassa a secretaria, com ações transversais, inclusive com participação nos novos programas da FINEP - Tecnova e Inovacred”, explicou.
 

Grandes eventos

Thaise Graziadio, gerente de operações do IEL/RS, falou sobre os Núcleos de Inovação, criados em 2009, a partir da formação da MEI – Mobilização Empresarial Pela Inovação – da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Clóvis Leopoldo Reichere, diretor científico do SENAI/RS, afirmou que inovação e serviços tecnológicos são “grandes vertentes de ações de fomento da instituição”, e anunciou que será lançado em julho a nona edição do edital SESI/SENAI de Inovação, cujo diferencial “é o foco nas empresas de base industrial, ou seja, a aplicação de projetos de inovação aplicáveis na indústria”, ressaltou.

“Os grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, sem contar a competitividade com outros países, cada vez maior, são alguns dos fatores que vêm trazer ainda mais oportunidades para o empreendedorismo”, disse Marco Kappel Ribeiro, diretor técnico do SEBRAE. Ribeiro explicou os diversos meios de apoio a empresas, e afirmou que “a meta do SEBRAE é atender a 10 mil clientes, com soluções de inovação”.

Fazer acontecer

Em sua fala, o diretor científico da FAPERGS, José Miguel Reichere, afirmou que “um dos aspectos fundamentais para se criar um ambiente propício à inovação é a formação de recursos humanos, para que profissionais se dediquem à pesquisa tendo como finalidade a inovação”. Já para o diretor presidente do BADESUL, Marcelo Lopes, “o desafio é efetivamente fazer as coisas acontecerem, é sair da teoria e praticar. Hoje, somos o quarto maior mercado e sétimo maior produtor de automóveis no mundo, mas nada é brasileiro. Conseguimos, na última década, distribuir renda e dar robustez à classe média, mas precisamos vencer o desafio de desenvolver empresas globais sólidas. Para isso, temos que ter ainda mais volume de dinheiro para financiamento e que sejam mais eficazes”, afirmou.

A primeira série de palestras foi fechada pela diretora de Inovação e Desenvolvimento do TECNOPUC, Gabriela Ferreira, que explicou que o parque científico da PUC/RS já realizou 150 projetos, com intensa parceria entre a universidade, empresas e governo.

Debate

Mediado pelo coordenador Nacional do Prêmio FINEP de Inovação, Carlos Ganem, o debate entre os convidados, que incluiu perguntas da plateia, discutiu os desafios a serem enfrentados por quem faz ou quer fazer inovação no Brasil. Segundo Ganem, “temos todos que lutar contra o conformismo, e, juntos, governo, empresas e academia, seguirmos adiante em busca da inovação”.

Bruna Éboli, coordenadora regional da Endeavor, apresentou como funciona a organização internacional, que promove o empreendedorismo de alto impacto e o desenvolvimento econômico de países em desenvolvimento. Bruna foi seguida por Darci Scheid, da SIRTEC, empresa de energia gaúcha apoiada pela Endeavor.
 

Prêmio FINEP

O evento foi encerrado com o analista Pedro Lito, do Departamento de Marketing da FINEP, que apresentou o Prêmio FINEP de Inovação, que tem inscrições abertas até 8/8. Eduardo Marckmann, fundador da Toth Tecnologia, deu seu depoimento como vencedor do Prêmio na região Sul, na categoria Pequena Empresa, em 2012.

Copyright © 2014 FINEP. Todos os direitos reservados.