Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Anpei inaugura escritório no Rio e Finep apresenta programas e o Prêmio Finep 2013 - Prêmio Finep

finep.anpei

No workshop da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), realizado nesta segunda-feira (27/5), no Espaço FINEP, foi anunciada a criação do escritório da instituição no Rio de Janeiro e apresentados os programas da financiadora (editais de subvenção, Inova Brasil e Prêmio FINEP de Inovação). Os palestrantes convidados foram Carlos Camonovici, presidente da Anpei, Paulo Alcântara Gomes, presidente da Redetec, e Carlos Camerini, coordenador de escritório da Anpei/RJ. Ada Cristina Gonçalves, da Área de Planejamento, que participou da abertura, é integrante do Comitê de estruturação do trabalho da Anpei/RJ pela FINEP. “O workshop foi organizado para criar mais uma oportunidade de apresentar as ações e programas da FINEP às empresas do Rio de Janeiro, associadas à Anpei”, explica.

Carlos Camonovici iniciou o workshop apresentando a Associação. “A Anpei é uma associação totalmente transversal, que engloba todos os setores da economia - de higiene ao petróleo -, todos os atores nacionais da inovação – como as universidades e institutos tecnológicos – e empresas”, explica Camonovici. O objetivo da Anpei é alavancar a competitividade estrutural de longo prazo no País através da inovação.

Em relação à necessidade de resolver o problema da falta de inovação no Brasil, Paulo Alcântara falou da dificuldade de gerar uma tradição de inovação nos centros universitários do Rio de Janeiro, onde a ciência está muito centralizada. O presidente considera que “a Redetec e a Anpei têm, em síntese, a mesma missão: associar inovação, tecnologia e competitividade” e por isso acredita que a Associação será fundamental para implementar as culturas de empreendedorismo e inovação no âmbito brasileiro.

Paulo Alcântara espera que o Rio seja referência em três setores: turismo; ciência e inovação; e petróleo e gás, “que cada vez mais serão essenciais para o desenvolvimento das nações”, aponta. A abertura de um escritório da Anpei na capital fluminense ocorreu após diretores da instituição observarem que o Rio de Janeiro tem se transformado em um grande centro de pesquisa. “No Rio, estão, entre outras empresas, Vale, Fiocruz e Petrobras, além de diversas universidades. Então por que não nos aproximarmos desses clientes?”, indagou Carlos Camerini.

Inova Brasil

Na sua apresentação, Gustavo Barcelos, do Departamento de Engenharia de Serviços e Logísticas da FINEP, explicou como funciona o programa Inova Brasil, que apoia planos de investimentos estratégicos em inovação em áreas como Defesa e Aeroespacial, Óleo, Gás e Naval, Energia Renovável e Saúde. Atuando juntamente com o Plano Brasil Maior do Governo Federal, o Inova Brasil oferece financiamento reembolsável para empresas de médio a grande portes, que podem requerer recursos para obras civis, softwares, matérias primas, treinamentos, serviços de consultoria entre outros.

Subvenção Econômica

A apresentação de Ada Cristina Gonçalves, do Departamento de Programas e Projetos Especiais, foi sobre subvenção econômica. O objetivo era mostrar o novo contexto dos editais de subvenção econômica, em que as empresas também podem apresentar suas demandas para financiamento (crédito) associado ao projeto de subvenção, a publicação de editais por setor e também o novo formato das ações de parceria com os Estados no âmbito do Programa Tecnova.

Prêmio FINEP

O Prêmio FINEP de Inovação 2013, que está com inscrições abertas até 8 de agosto, foi apresentado por Jenny Valente, chefe do Departamento de Marketing da FINEP. Criado para apoiar e divulgar inovadores projetos brasileiros, o Prêmio tem como objetivo tornar o País competitivo e plenamente desenvolvido através da inovação. As seleções ocorrem em etapas regionais e nacionais e a premiação ocorrerá em novembro, no Palácio do Planalto.

Copyright © 2014 FINEP. Todos os direitos reservados.