Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Coordenador do Prêmio FINEP destaca desafios da Inovação no Brasil - Prêmio Finep

carlos-ganemCarlos Ganem participou do Café com Inovação no RN

Em visita ao Sistema FIERN nesta terça-feira (20) para participar do evento “Café com Inovação”, promovido pelo IEL-RN, com apoio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação no Estado do RN – NAGI, o coordenador Nacional do Prêmio FINEP de Inovação, Carlos Ganem, destacou os desafios a serem enfrentados por quem faz ou quer fazer inovação no Brasil: implementar, inovar e trazer nova utilidade para velhos conceitos.

A Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP - é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que busca promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 1998 a empresa promove o Prêmio FINEP, o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País e que em 2014 disponibilizará 8 milhões de reais para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria.

Leia abaixo entrevista com Carlos Ganem.


INOVAÇÃO

“As pessoas costumam associar inovação a uma grande façanha, como uma grande descoberta, mas, na maioria das vezes, falar de inovação é falar de coisas simples, tão eficientes, que você fica com raiva de não ter imaginado aquilo antes. Inovação pode ser algo que você transforma, com pouco acréscimo de custo pra dar um destino nobre e melhorar a condição de vida da população. A diferença é que a principal característica da inovação é que ela não é nem façanha cientifica, nem façanha tecnológica, muito menos um invento, inovação é algo que necessariamente pelas mãos da indústria chegou ao mercado”.


FINEP

“Em primeiro lugar a FINEP é a agência brasileira de inovação. A agência que há mais tempo se preocupa com isso e que atua em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Desde a sua origem, ela trabalhou com inteligências, com o intangível. Com algo que você não pega, mas que sem ele você não faz inovação. A FINEP foi responsável pela implantação de todos os programas de pesquisa e pós-graduação nas universidades referência no Brasil; pela criação da área de pesquisa e desenvolvimento em muitas das empresas protagonistas do PIB brasileiro; é também responsável pelas politicas de arranjos produtivos locais onde pequenas organizações se juntam pra cooperar e integrar, sem abrir mão da competição. Mas, nesse momento, a principal contribuição da FINEP é tratar de projetos de inovação, não necessariamente radical, pode ser uma inovação de aprimoramento, com menor grau de complexidade tecnológica, mas capazes de fazer uma extraordinária revolução”.


PRÊMIO FINEP

“Há de 17 anos, a FINEP promove o mais importante premio de inovação no nosso país. Ele agrega instituições de ciência e tecnologia de um lado, organizações do terceiro setor, ONG’s e organizações sociais, empresas de todos os portes, da micro até grandes empresas, com categorias que você não vê referenciadas na cultura do nosso país. O mais importante inventor brasileiro, Alberto Santos Dummont, não chegou a ser um inovador. Ele criou algo mais pesado que o ar, voou com esse avião, e deixou que essa indústria se tornasse protagonista lá no hemisfério Norte. Ele não foi capaz de colocar no mercado a natureza óbvia do seu invento. Então, essas coisas mostram que nem sempre a grande façanha vira algo absolutamente surpreendente e esse é o desafio do Brasil no campo das inovações”.


FINEP E FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS

“A FINEP e as Federações das Indústrias tem uma relação histórica e muito produtiva. Acredito sinceramente que é uma das relações mais frutíferas que a FINEP tem colecionado ao longo da sua vida. A FINEP tem com as Federações, SENAI, SESI e IEL uma relação muito concreta, não baseada apenas em relatórios, mas em busca de parcerias entre empresas e sindicatos com as linhas de crédito da FINEP. Então, eu considero que esse elo é único, no sentido de fazer com que cada vez mais essas organizações, que são referência no Brasil, possam crescer juntas e multiplicar os esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação, dando a sociedade condições únicas de usufruir esses benefícios”.

Fonte: Site IEL/FIERN - Para ver a notícia original clique aqui.

Copyright © 2014 FINEP. Todos os direitos reservados.